segunda-feira, 28 de março de 2016

Como começar a aquarelar?

Foto: Raissa Bulhoes
Aquarelar é uma técnica feita com aquarela que muitos ilustradores usam, até para ganhar dinheiro.Quem está começando a fazer aquarelas sabe que algumas técnicas é um pouco difíceis no começo, mas se treinarmos bastante aprendemos.Pensando nisso resolvi fazer esse post dando algumas dicas de aquarela para iniciantes.Eu não sou a profissional, mas eu conheço várias formas de fazer esse desenhos.O mais legal é que vou aprendendo aqui junto com vocês!

Papel
Vamos começar pelo básico, o papel influencia muito no jeito em que a aquarela vai se espalhar, o tipo de secagem, a cor e o efeito.O ideal é o 100% algodão (não confunda com o 100% celulose).O último que usei para aquarelar foi o da Jandaia (140 g/m) que é ótimo para iniciantes.Aqui você pode aprender como escolher o seu papel.
Existem 3 tipos de papel para aquarela:

  • O hot pressed (prensado a quente) eu nunca usei esse pois ele seca muito rápido e ele é bem lisinho.
  • O rougt (rugoso) como o nome já diz ele é bem rugoso.Nele a tinta demora pra secar, o que é ótimo para quem ta começando.Dependendo do que quer fazer/tecnica ele atrapalha ou favorece o seu desenho.
  • O cold pressed (prensado a frio) ele é meio termo entre os dois.É o mais conhecido, não é rugoso e não seca rápido demais.

Marcas que indico: Canson, XL Aquarelle.

Tintas
Esse é obviamente o mais importante.Existe milhares de marcas de aquarelas, e geralmente as melhores são vendidas em bisnagas.Sabe aquelas aquarelas que vende em 1,99? Então, se você nunca mexeu nas tintas essa é uma boa dica para ver como funciona (foi assim que comecei).Se você já conhece, pode usar igual a este aqui.

Marcas que indico: Pentel Arts (melhor da vida <3), Aqualine, Faber Castell.

Como aprender a técnica
Bom, separei alguns videos para você aprender a aquarelar, desde a primeira vez tocando no pincel até no profissional.Enquanto for vendo aos videos, se você já tiver folha para aquarela, comece a fazer riscos e formatos de diferentes tamanhos no papel, assim você treina sua coordenação. 


Nesse vídeo você vai aprender a usar as tintas aquarelas, algumas técnicas para iniciantes como a pintura úmida, misto e seco.


Nesse outro vídeo da Mariana você aprende a usar o lápis de cor aquarelável que também é outra forma de fazer esse tipo de desenho, é até mais fácil de achar porém dependendo da marca, fica mais caro que a própria aquarela.
Outros posts para aprender sobre:
-Aquarela para iniciantes (materiais básicos)
-Onde comprar itens para aprender a técnica da aquarela
-Para se inspirar

Espero que tenha ajudado um pouco você a aprender essa técnica.Se você quer seguir na ilustração, indico você a fazer aulas com professores e ilustradores profissionais, existem vários eventos e aulas por ai.Se você conhece alguém que gosta de aquarela, não esqueça de compartilhar com eles :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário