segunda-feira, 2 de maio de 2016

5 dicas de como se organizar na hora de estudar

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas não gostam é estudar, mas eu vou dizer o porque, nós não sabemos como começar e quando começamos ficamos tão confusos e acaba desistindo, não é mesmo? É por isso que hoje resolvi dar 5 dicas ótimas pra vocês se organizarem na hora de estudar, tenho certeza que se você seguir essas dicas vai ter um desempenho muito melhor, mas importante: não se mate de estudar, assim você não aprende nada.

Tenha um cronograma
Ter um cronograma é o básico para começar os estudos, ele ajuda a manter sua rotina de estudos e te traz um melhor desemprenho.Você pode fazer um dia fixo para isso (recomendo finais de semana) e faça o possível para cumprir essas metas.Se você não tem, use um calendário (pode até ser no seu celular) e organize cada um dos dias de estudo.

Tenha um lugar organizado
Ter uma mesa com tudo organizado facilita tudo, pois você evita de ficar procurando seus materiais.Além também de que é muito melhor ficar em um lugar limpo, pelo menos eu tenho mais vontade de estudar.Sugiro que você já organize um lugar apenas para estudar, e deixe esse lugar sempre organizado pra agilizar os estudos.

Coloque sua matéria em ordem
Se você é do tipo de pessoa que tem um caderno todo desorganizado, com a matéria fora do lugar, para agora miga.Use um caderno e copie tudo que achar importante ou o que tiver dificuldade em cada matéria, isso facilita você a não perder tempo estudando algo que já sabe.

Um amigo para te ajudar
Eu acho que a melhor dica para quem fica perdido.Chame alguém para te ajudar, vocês podem perguntar uma a outra e até uma fazer uma prova para a outra.Sério, isso é muito bom, assim você já treina para sua prova e aprende mais.Você também pode ter um objetivo, exemplo: se eu estudar todas essas 5 paginas eu ganho um Bis :p

Não se distraia e tenha objetivos
Essa é uma coisa que todos tem que seguir.Imagine que seu cérebro é uma maquina que consome muita energia, então qualquer atividade sem utilidade ou sem recompensa acaba sendo inútil e por isso ele deixa executar.Por isso seu cérebro entende que a ação de estudar não tem utilidade, então tenha objetivos, porque do que adianta você estudar, sem saber o que está estudando? Foque apenas naquilo e em mais nada, desligue o celular, vá para um lugar calmo e sozinho (a menos que esteja com alguém te ajudando).

Gostou das dicas? Me diz qual é sua estrategia favorita de estudo! Se você tem aquele amigo com dificuldades para estudar mande esse post para ele que tenho certeza que ajudara.

xoxo

2 comentários:

  1. Ter um lugar tranquilo quebra todas as outras "regrinhas" que as pessoas falam, sério, um lugar tranquilo, um assunto que você goste e uma garrafa d'água já ajudam bastante! Amei as suas dicas, beijo

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir